kidsschool

Fisioterapia

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Fisioterapia

De acordo com a World Confederation for Physical Therapy (WCPT, 2007), “a Fisioterapia presta cuidados a indivíduos e populações de forma a desenvolver, manter e restituir o máximo movimento e capacidade funcional ao longo do ciclo de vida. Isto inclui a prestação de serviços em circunstâncias onde o movimento e a função estão comprometidos pelo envelhecimento, lesão, doença ou factores ambientais. A Fisioterapia preocupa-se na identificação e na maximização da qualidade de vida e potencial de movimento dentro das esferas Fisioterapiada promoção, prevenção, intervenção/tratamento, habilitação e reabilitação. Isto abrange o bem-estar físico, psicológico, emocional e social.”

Fisioterapia em Pediatria

O Fisioterapeuta a nível Pediátrico tem como principal objectivo desenvolver com qualidade as potencialidades da criança, para que esta adquira maior autonomia e se integre na família e na sociedade. Neste contexto, todo o trabalho nesta área deve ser desenvolvido com a participação activa da família e cuidadores, em todo o processo de reabilitação. Por isso, o ensino à família torna-se muitas vezes um aspecto crucial na intervenção, de forma a que os pais se sintam mais aptos a lidar com o bebé/criança em determinadas condições específicas.

Compete ao Fisioterapeuta avaliar a criança e identificar os principais problemas, traçando objectivos realistas e atingíveis, centrados na criança e na família. Assim, iniciando-se as sessões de tratamento, o “brincar” deve ser uma das ferramentas essenciais para captar a colaboração da criança, tendo em conta o seu estado de desenvolvimento sensório-motor.

O Fisioterapeuta em Pediatria actua através da realização de uma avaliação prévia, com consequente percepção dos problemas da criança, definição de objectivos e concretização do plano de intervenção. Para isso, actua em diversas áreas, destacando-se alguns exemplos que de seguida se apresentam:

· Respiratória

- Cinesioterapia respiratória em condições diversas

- Bronquiolite

- Asma brônquica

· Músculo-Esquelética e Neurologia

- Fracturas

- Entorses

- Alterações posturais / estruturais da coluna

- Lesão do plexo braquial

- Torcicolo congénito

- Alterações da marcha

- Alterações articulares, musculares e ósseas

- Atrasos de desenvolvimento

- Alterações do equilíbrio e da coordenação

- Alterações sensitivas e da motricidade fina

- Paraplegia e tetraplegia

- Paralisia cerebral

· Diminuição da funcionalidade global e das capacidades para a realização de Actividades Básicas da Vida Diária

· Fisioterapia Preventiva Escolar

- Alterações posturais provocadas pelo incorrecto transporte da mochila e más posturas adquiridas ao longo do dia

 


O Kids@School já tem uma Fisioterapeuta!

Sofia Wilton Pereira de Oliveira Pontares, de 27 anos e licenciada em Fisioterapia pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL).

  • Formadora com CAP
  • Formada em Socorrismo pela Cruz Vermelha Portuguesa
  • Formada em Suporte Básico de Vida – Reanimação Cárdio-Respiratória pelo Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca
  • Instrutora Internacional de Massagem Infantil certificada pela International Association of Infant Massage / Associação Portuguesa de Massagem Infantil

Experiência Profissional Relevante:

  • Fisioterapeuta no contexto do apoio domiciliário
  • Fisioterapeuta colaboradora da Unidade de Cuidados Intensivos Cirúrgicos Especiais (UCICRE) do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca
  • Fisioterapeuta colaboradora na Clínica de Santo António, Reboleira
  • Formadora no âmbito do projecto Saúde em Forma(ção)